Economia

Recuperação é "frustrantemente lenta", diz Bernanke

Comentários foram feitos durante a abertura de um evento sobre bancos comunitários promovido pelo Fed de Saint Louis


	Ben Bernanke: presidente do Federal Reserve (Fed) explicou que os bancos comunitários têm algumas vantagens naturais de competição
 (REUTERS/Kevin Lamarque)

Ben Bernanke: presidente do Federal Reserve (Fed) explicou que os bancos comunitários têm algumas vantagens naturais de competição (REUTERS/Kevin Lamarque)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 17h06.

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse hoje que a recuperação da economia dos Estados Unidos está "frustrantemente lenta" e que esse cenário gera desafios significativos para os bancos pequenos.

Os comentários foram feitos durante a abertura de um evento sobre bancos comunitários promovido pelo Fed de Saint Louis. Ele não falou sobre a política monetária nem sobre o paralisação parcial do governo federal.

Bernanke explicou que os bancos comunitários têm algumas vantagens naturais de competição, como melhor conhecimento da realidade local e o relacionamento mais próximo com os clientes.

Mesmo assim, eles enfrentam alguns desafios difíceis. "Como sobreviventes da crise financeira e de uma profunda recessão, os bancos pequenos enfrentam uma recuperação frustrantemente lenta, uma dura competição com bancos maiores e outras instituições financeiras, e a responsabilidade de se adequar a novas regulamentações", comentou.

O presidente do Fed também reconheceu que alguns analistas acreditam que esses desafios, combinados com uma carga regulatória maior, podem se mostrar "insuportáveis" para os bancos comunitários.

"Eu e meus colegas do Federal Reserve entendemos esses receios e estamos comprometidos a elaborar políticas de supervisão e regulamentação que sejam apropriadas para o tamanho e a complexidade dos bancos", afirmou. Segundo Bernanke, a notável resiliência dos bancos comunitários vai permitir não apenas que eles sobrevivam, mas que prosperem nos próximos anos.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Ben BernankeEconomistasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricosPersonalidades

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs