Economia

Recuperação de crédito sobe 5,7% em julho

Evolução é condizente com conjuntura econômica: desaquecimento do mercado de trabalho, queda da taxa de inadimplência, menor concessão de crédito, diz Boa Vista


	A instituição espera queda entre 2% e 3% na recuperação de crédito em 2014
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

A instituição espera queda entre 2% e 3% na recuperação de crédito em 2014 (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2014 às 09h57.

São Paulo - O indicador de recuperação de crédito apurado pela Boa Vista SCPC, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, subiu 5,7% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, houve diminuição de 2,0% sobre igual período de 2013. A queda do índice foi de 3,0% tanto na comparação com o mesmo mês do ano passado como no acumulado de 12 meses encerrados em julho.

Segundo a Boa Vista, a tendência de desaceleração intensificou-se nos últimos meses. "Sua evolução é condizente com a conjuntura econômica: desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência, menor concessão de crédito, entre outros fatores", diz a nota. A instituição espera queda entre 2% e 3% na recuperação de crédito em 2014.

Regiões

Na passagem de junho para julho, na série com ajuste sazonal, todas as regiões do país registraram aceleração do índice. O Centro-Oeste encabeça a lista com elevação de 7,7%, seguido pelo Norte, com 7,4%, e Nordeste, com 7,3%. A região Sul, por sua vez, apresentou aumento de 6,1% na recuperação de crédito e o Sudeste teve alta de 4,7%.

No acumulado do ano, o Sudeste puxa a queda com queda de 4,2%, seguido por Norte (-2,3%) e Nordeste (-1,3%). Nas outras regiões, houve aumento da recuperação de crédito no período: de 3,4% no Sul e de 3,7% no Centro-Oeste.

A Boa Vista destaca que, no comércio varejista, a recuperação de crédito apresentou queda de 15,9% no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Todas as regiões registraram variações negativas: Nordeste, (-22,2%), Centro-Oeste (-18,1%), Norte (-16,7%), Sul (-14,6%) e Sudeste (-13,3%).

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCCréditoEmpresasInadimplênciaMercado de trabalhoSCPC

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs