Economia

Recuperação da zona do euro é desigual, diz Draghi

Recuperação econômica desigual e a perspectiva de inflação para o bloco significam que as taxas de juros permanecerão baixas por um período prolongado


	BCE: continuam existindo riscos à perspectiva econômica para a zona do euro
 (Bloomberg)

BCE: continuam existindo riscos à perspectiva econômica para a zona do euro (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2014 às 11h12.

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta quinta-feira que uma recuperação econômica desigual na zona do euro e a perspectiva de inflação para o bloco significam que as taxas de juros permanecerão baixas por um período prolongado de tempo.

"As principais taxas de juros do BCE permanecerão no nível atual por um período prolongado de tempo devido à perspectiva atual para a inflação", disse Draghi em coletiva de imprensa depois que o banco central manteve suas taxas de juros em mínimas históricas.

Continuam existindo riscos à perspectiva econômica para a zona do euro, particularmente devido a fatores geopolíticos mais intensos e acontecimentos em economias emergentes, disse ele.

"Além disso, o Conselho (do BCE) foi unânime em seu compromisso de também usar instrumentos não convencionais dentro de seu mandato caso se tornem necessários para lidar ainda mais com os riscos de um período muito prolongado de inflação baixa".

O BCE informou nesta quinta-feira que o Conselho decidiu manter sua principal taxa de juros na mínima recorde de 0,15 por cento, como era esperado.

Acompanhe tudo sobre:BCEJurosZona do Euro

Mais de Economia

Pacheco reitera apoio ao pacote de gastos e diz ser "início de jornada de responsabilidade fiscal"

Setor público tem superávit de R$ 36,9 bi em outubro, mas dívida cresce para 78,6% do PIB

Desemprego no Brasil cai para 6,2% em outubro, menor taxa da história

‘Se você pretende ser ‘miss simpatia’, seu lugar não é o Banco Central’, diz Galípolo