Economia

Recorde de desempregados na França em setembro

Esse aumento se deve, em parte, a um erro de estatística que inflou artificialmente a redução do desemprego em agosto, admitiu a fonte


	Torre Eiffel: taxa de desemprego atingiu mais de 10,9% da população ativa, o que significa um recorde absoluto na França
 (Alastair Miller/Bloomberg News)

Torre Eiffel: taxa de desemprego atingiu mais de 10,9% da população ativa, o que significa um recorde absoluto na França (Alastair Miller/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2013 às 16h50.

Paris - O desemprego alcançou um recorde na França, com 60.000 novos pedidos de emprego em setembro e um total de 3,29 milhões de desempregados, segundo as cifras publicadas nesta quinta-feira pelo Ministério de Trabalho.

Esse aumento se deve, em parte, a um erro de estatística que inflou artificialmente a redução do desemprego em agosto, admitiu a fonte.

Com 3,29 milhões de solicitantes de emprego na área metropolitana, a taxa de desemprego atingiu mais de 10,9% da população ativa, o que significa um recorde absoluto na França.

Ao incluir os demandantes de emprego em atividade reduzida, o número de inscritos nas agências de emprego aumenta a 4,843 milhões de pessoas e, considerando os territórios ultramarinos, a cifra se eleva a 5,1 milhões, tenham ou não atividade reduzida.

Os meses de agosto e setembro foram "fortemente perturbados" devido a uma falha na atualização da situação dos solicitantes de emprego, que não mudaram de estado em agosto, comentou o Ministério em um comunicado.

Para "medir a tendência real", a "única análise séria para agosto e setembro consiste em observar as evoluções dos dois meses", explicou.

Assim, entre o final de julho e final de setembro, "o aumento foi de mais de 10.000" pessoas, esclareceu.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEuropaFrançaPaíses ricos

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China