Bandeiras da União Europeia e Grécia: recompra de bônus faz parte de um plano para reduzir o endividamento do país (Oli Scarff/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2012 às 16h51.
Atenas - Detentores de bônus gregos com valor de face de cerca de 31,5 bilhões de euros (US$ 40,7 bilhões) aderiram ao programa de recompra de dívida da Grécia, levando Atenas a superar sua meta de 30 bilhões de euros, afirmaram uma autoridade do governo e um oficial do setor bancário.
A recompra, cujo prazo expirou às 10h de Brasília, foi estendida ontem em um dia após as ofertas feitas na semana passada ficarem ligeiramente abaixo da meta.
A operação é parte de um plano para reduzir a dívida grega e garantir a liberação de mais ajuda internacional para Atenas.
Há duas semanas, ministros de Finanças da zona do euro fecharam um acordo para uma série de medidas com o objetivo de reverter a grave situação da Grécia. Pela mais importante delas, Atenas usaria até 10 bilhões de euros para recomprar bônus por um terço de seu valor de face, reduzindo sua dívida, consequentemente, em 20 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.