Modelo da Arena Recife: estádio para 46 mil pessoas dará sensação de "brotar do chão" (.)
Da Redação
Publicado em 4 de agosto de 2010 às 18h15.
São Paulo - A cidade do Recife vai receber um investimento de 450 milhões de reais para a construção de novo estádio de futebol. Com capacidade para 46 mil torcedores, a intenção do projeto é incluir a Arena Recife, como será chamada, na lista das que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.
Segundo o arquiteto responsável pela obra, o estádio será construído por meio de uma parceria público-privada. O montante principal deve vir da iniciativa privada. A parcela da administração pública deve ficar por conta do terreno, de propriedade do governo de Pernambuco.
A obra, que ficará no município de São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, deve ser concluída em 2012. Sua localização, inclusive, é um dos destaques, segundo o arquiteto responsável pela obra, Daniel Fernandes.
"A principal diferença deste estádio para os outros é que ele é o único fora de uma área urbana ocupada. O terreno escolhido está no vetor de crescimento da região. O local tem um apelo natural muito forte, integrado com a natureza", explica Fernandes.
O novo estádio não terá o formato convencional, observado na maioria dos palcos de jogos da Copa da África do Sul. Sem trechos de verticalidade acentuada, a sensação transmitida ao observador será a de que a arena "brota do chão", de acordo com o arquiteto.
Na maior parte do entorno haverá residências. Fernandes diz que está programada a construção de nove mil casas populares em uma área próxima ao estádio. "Tem espaço para muito mais coisas. Há disponibilidade para comércio e há previsão de um shopping que será construído no local."
Para integrar São Lourenço à região central do Recife, o governo e a prefeitura criarão novas linhas de ônibus. Há ainda um projeto previsto para a construção de uma linha de BRT (sigla em inglês para "Bus Rapid Transit"), um sistema de ônibus que circula em corredores.