Economia

Receita quer recolhimento simples e aumento de arrecadação

Órgão acredita que a facilitação tributária tende a levar o contribuinte, sem muito custo, a pagar impostos com mais rapidez


	Arrecadação: uma das melhoriais propostas é o débito automático em conta de impostos ou uso do cartão de débito
 (Arquivo)

Arrecadação: uma das melhoriais propostas é o débito automático em conta de impostos ou uso do cartão de débito (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 15h14.

Brasília - A Receita Federal deve ajustar e simplificar os sistemas de arrecadação para enfrentar a queda de tributos imposta pela redução da economia em 2015.

Uma das melhoriais propostas para pequenos contribuintes, como os microempresários individuais, é o débito automático em conta de impostos ou uso do cartão de débito.

A informação é do chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Rodrigues Malaquias, que divulgou hoje (25) o resultado de janeiro. Na comparação com janeiro de 2014, os números apresentaram queda de 5,44% na arrecadação de impostos e contribuições federais.

“Criamos várias iniciativas para permitir o recolhimento com cartão de débito. Estamos empenhados em facilitar o comportamento dos contribuintes e, com isso, diminuir o passivo tributário. Se isso representará aumento significativo da arrecadação, só conseguiremos avaliar ao longo do ano”, disse.

Conforme Malaquias, a Receita tem observado que a facilitação tributária tende a levar o contribuinte, sem muito custo, a pagar impostos com mais rapidez.

Malaquias informou que o trabalho de combate à sonegação continuará a ser “permanente, perene, contínuo e intensivo”.

Segundo ele, não existe “segregação ou escolha entre momentos em que se trabalha no combate à sonegação e outro que não” com a intenção de aumentar a arrecadação.

“A cada ano, a Receita Federal implementa medidas para que os contribuintes que não demonstrem comportamento adequado e previsto em lei sejam instados a se comportarem e comparecerem com os valores devidos”, concluiu.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoreceita-federal

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros