Economia

Receita baixa inscrição de 3,5 milhões de empresas inativas

Brasília - A Receita Federal do Brasil baixou a inscrição de cerca de 3,5 milhões empresas inativas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), segundo Instrução Normativa publicada hoje no Diário Oficial da União. A medida já estava prevista em lei e dependia apenas da regulamentação da Receita. A ação abrange apenas as empresas cuja […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - A Receita Federal do Brasil baixou a inscrição de cerca de 3,5 milhões empresas inativas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), segundo Instrução Normativa publicada hoje no Diário Oficial da União. A medida já estava prevista em lei e dependia apenas da regulamentação da Receita. A ação abrange apenas as empresas cuja inaptidão (Omissa Contumaz, Omissa Não Localizada e Inexistente de Fato) tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2008.

A partir de agora elas ficam desobrigadas de apresentar declarações e demonstrativos exigidos pela Receita e isentas das penalidades decorrentes do descumprimento dessas obrigações acessórias. Além disso, as pessoas físicas obrigadas a apresentar a declaração de imposto de renda dos exercícios de 2006 a 2009, ano base 2005 a 2008, por fazerem parte de uma empresa inativa, ficam dispensadas da obrigatoriedade de apresentar a Declaração da Pessoa Física, desde que a única condição para a obrigatoriedade seja essa participação. As inscrições no CNPJ baixadas poderão ser consultadas na página da Receita no endereço eletrônico: http://www.receita.fazenda.gov.br, na opção: "Emissão do comprovante de inscrição e de situação Cadastral".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasImposto de Renda 2020ImpostosLeãoReceita Federal

Mais de Economia

Novo salário mínimo de R$ 1.804 em SP entra em vigor nesta terça; veja quem tem direito

Motta envia recados sobre crise do IOF, enquanto governo mantém tom de confronto

Haddad diz que governo faz 'justiça social' e rebate crítica sobre aumento de impostos

Setor público tem déficit de R$ 33,7 bilhões e dívida sobe para 76,1% do PIB em maio