Economia

Rajoy tranquiliza clientes do Bankia e elogia reforma

O premiê espanhol garantiu que as medidas que serão adotadas pelo Executivo em relação ao sistema financeiro ajudarão a solucionar os problemas dos bancos

Rajoy: "sabemos o que é preciso fazer e iremos fazer" (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Rajoy: "sabemos o que é preciso fazer e iremos fazer" (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2012 às 12h30.

Porto - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, transmitiu nesta quarta-feira uma mensagem de tranquilidade para os clientes do Bankia e garantiu que as medidas que serão adotadas pelo Executivo em relação ao sistema financeiro ajudarão a solucionar os problemas dos bancos.

Rajoy falou sobre a o banco espanhol em entrevista coletiva concedida após o fim da 15ª Cúpula Hispânico-Portuguesa, ao ser perguntado sobre o futuro da instituição e a possibilidade do governo nacionalizá-la parcialmente.

O chefe de governo ressaltou que novos executivos irão assumir o Bankia e que só serão adotadas medidas concretas após uma avaliação da situação do banco.

Rajoy lembrou que na sexta-feira o Conselho de Ministros dará prosseguimento à reforma do sistema financeiro, mas não deu muitos detalhes sobre o assunto.

O líder afirmou que a reforma do foi aprovada em fevereiro com o objetivo de equilibrar o setor bancário e aumentar a oferta e o crédito.

Rajoy adiantou que irá solicitar que as instituições financeiras avaliem adequadamente os ativos imobiliários que dispõem e ajustem os preços a valores reais de mercado.

O chefe de governo disse que isso já começou a ser feito, mas frisou que é preciso aprofundar a iniciativa para estimular a oferta de crédito e para que não existam dúvidas sobre o sistema financeiro.

"Sabemos o que é preciso fazer e iremos fazer", encerrou. 

Acompanhe tudo sobre:BancosEspanhaEuropaFinançasPiigsreformas

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China