São Paulo - Homem, casado, americano, com dois filhos e construtor da própria fortuna de 3 bilhões de dólares. Se alguém fosse escolher aleatoriamente entre algum dos 2.170 bilionários que existem atualmente no mundo, esse seria o perfil mais provável de encontrar. Veja a seguir alguma das características do bilionário médio de acordo com dados revelados hoje pela Wealth X e pelo UBS:
O bilionário médio tem uma fortuna de 3 bilhões de dólares. Seus bens se dividem entre 42% em empresas privadas, 35% em ações públicas comuns, 18% em dinheiro e outros ativos líquidos, 3% em bens imobiliários e 2% em ativos de luxo.
64% é a porcentagem de bilionários homens que criaram sua própria fortuna. 21% são herdeiros e 15% combinam as duas origens. Entre as mulheres, a proporção muda radicalmente: apenas 17% das bilionárias criaram sua própria fortuna, enquanto 71% a herdaram. A fortuna de 12% delas vem de uma mistura das duas fontes.
Os Estados Unidos são líder absoluto em número de bilionarios: 515. É mais que o triplo da segunda colocada, a China, que tem 157. Em seguida vem a Alemanha, com 148, e o Reino Unido, com 135. Com 96 bilionários, Nova York é a líder entre as cidades. Em seguida vem Hong Kong (75), Moscou (74), Londres (67) e Mumbai (30).
O bilionário típico tem 22 milhões de dólares em iates, 16 milhões de dólares em aviões e 14 milhões de dólares em obras de arte. Arte é a "paixão" mais popular entre os bilionários, citada por 4,9%. A aviação segue de perto com 4,2%.
Ministro da Fazenda ainda afirmou que está preocupado com a dívida pública, mas ponderou que as projeções do mercado para o resultado primário não tem se concretizado