Economia

Queda nas exportações aumenta pressão no Japão

Déficit comercial do Japão de US$ 11,4 bilhões em novembro foi o maior em dez meses

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 08h09.

Tóquio - As exportações do Japão caíram pelo sexto mês seguido em novembro ante o ano anterior, colocando ainda mais pressão sobre o banco central do país para expandir o estímulo monetário vigorosamente.

O déficit comercial do Japão de 953,4 bilhões de ienes (11,4 bilhões de dólares) em novembro foi o maior em dez meses, à medida que a crise da dívida soberana da Europa e uma forte queda nas exportações para a China prejudicaram a demanda externa e colocaram a economia japonesa, a terceira maior do mundo, em recessão neste ano.

Dados publicados nesta quarta-feira pelo Ministério das Finanças mostraram uma queda anual de 4,1 por cento nas exportações, após um declínio de 6,5 por cento em outubro na comparação anual. Mas a queda foi menor que a mediana das previsões de pesquisa da Reuters de declínio anual de 5,4 por cento.

Os fracos dados favorecem o jogo do próximo primeiro-ministro, Shinzo Abe, que tem feito campanha por mais ação monetária agressiva para animar a economia.

Os dados foram publicados enquanto o Banco do Japão, o banco central do país, iniciava sua reunião de dezembro, e é amplamente esperado que a autoridade monetária anuncie medidas de estímulo na quinta-feira.

As exportações para a China caíram 14,5 por cento no ano até novembro, o sexto mês consecutivo de declínio anual, levando o valor das exportações para a China para abaixo do montante dos Estados Unidos.

As exportações para a Europa recuaram 19,9 por cento em novembro ante o ano anterior, ao passo que a crise da dívida soberana do continente, alto desemprego e recessão feriram a demanda.

Os embarques para os Estados Unidos subiram 5,3 por cento em novembro segundo a base anual, mais rapidamente que o aumento de 3,1 por cento em outubro, devido a exportações maiores de automóveis e autopeças.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorExportaçõesJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China