Economia

Quando Trump quiser conversar, 'Lulinha paz e amor' estará aqui, diz presidente brasileiro

Petista afirma que o tarifaço também terá consequências negativas dentro dos Estados Unidos, como o encarecimento dos produtos

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de agosto de 2025 às 18h55.

Última atualização em 28 de agosto de 2025 às 19h02.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o “Lulinha paz e amor” estará disponível para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros sempre que o americano quiser tratar do tema, mas que não há espaço.

— Ninguém pode dizer que eu não quero negociar. O problema é que os americanos não querem negociar. Eu tenho três ministros de alto nível para negociar [Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Mauro Vieira]. Só que ninguém dos Estados Unidos quer conversar. O presidente americano se acha dono do planeta — disse Lula, em entrevista à TV Record.

Lula disse que Trump sequer enviou uma carta para o informar sobre a decisão, anunciada pelo americano nas redes sociais.

— Ele acha que pode afirmar o que ele quiser e os outros têm de obedecer. E ficam dizendo: ‘Ah, o Lula tinha de ligar’. Eu não — completou.

Segundo o petista, a medida também terá consequências negativas dentro dos Estados Unidos, como o encarecimento dos produtos.

— Temos de olhar para o nosso mercado. Esse prejuízo que a gente tá achando que vai ser para nós, ele vai ser para o povo americano. Porque quem está pagando mais caro é o povo americano. Quem vai comprar o café mais caro, as máquinas mais caras, é o povo americano. Isso vai surtir na inflação americana, eu quero saber até quando o Trump vai segurar isso — afirmou.

O tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA entrou em vigor em 6 de agosto. As taxas afetam 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado dos EUA, o que representa 4% das exportações brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis