Economia

Puxado por pecuária, PIB do agronegócio avança 0,53%, diz Cepea

Setor de carne do Brasil foi estimulado em 2019 em parte pelo surto de peste suína africana na China

Pecuária: principal impulso à renda do ramo pecuário tem sido o aumento dos preços, que reflete a demanda internacional (Juan Forero/Getty Images)

Pecuária: principal impulso à renda do ramo pecuário tem sido o aumento dos preços, que reflete a demanda internacional (Juan Forero/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 16h28.

Última atualização em 19 de setembro de 2019 às 16h30.

São Paulo — O PIB do agronegócio brasileiro avançou 0,53% no primeiro semestre de 2019 em comparação anual, impulsionado especialmente pelos resultados da pecuária, informou nesta quinta-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que realiza o estudo em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O setor de carne do Brasil foi estimulado em 2019 em parte pelo surto de peste suína africana na China, que contribuiu para o avanço dos preços e elevou a procura chinesa por proteínas provenientes de outros países.

"O principal impulso à renda do ramo pecuário tem sido o aumento dos preços, que, por sua vez, reflete sobretudo a demanda internacional mais aquecida pelos produtos pecuários brasileiros", disse o órgão da Esalq/USP em comunicado.

Ao lado dos avanços em insumos (+7,26%), agroindústria (+1,26%) e serviços (+0,65%), os ganhos agropecuários compensaram uma queda de 2,04% acumulada pelo setor primário no período, pressionado pelo recuo de 7,71% do ramo agrícola.

"A redução no segmento primário da agricultura decorre de preços em queda combinados a maiores custos de produção, o que tem pressionado a renda", disseram os pesquisadores do Cepea.

O resultado positivo nos seis primeiros meses de 2019 também ofusca a baixa de 0,8% registrada pelo PIB do agronegócio em junho, ainda segundo dados do Cepea.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaBrasil

Mais de Economia

Trump corta isenção para vendas on-line de 'blusinhas' chinesas nos EUA

Câmara aprova urgência para projeto da 'reciprocidade' em resposta ao tarifaço de Trump

Pagamento do 13º de aposentados não será em abril, diz Tebet

Tarifaço de Trump preocupa governo, pode impactar inflação global e elevar desemprego, diz Tebet