Economia

Putin assegura que a Rússia está superando as dificuldades

Apesar da queda dos preços do petróleo, o presidente diz que as autoridades conseguiram manter o controle sobre a inflação e estabilizar a moeda naciona


	O presidente russo, Vladimir Putin: o presidente russo também agradeceu os parceiros da Rússia que apesar das sanções continuam trabalhando no país
 (Maxim Shipenkov/AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin: o presidente russo também agradeceu os parceiros da Rússia que apesar das sanções continuam trabalhando no país (Maxim Shipenkov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 13h07.

São Petersburgo - O presidente russo, Vladimir Putin, assegurou nesta sexta-feira que o país está superando as dificuldades econômicas e não caiu na "grave crise" que alguns previam no ano passado.

"No final do ano passado previam uma grave crise. Não foi assim. Estabilizamos a situação (...) e estamos superando com segurança esta sequência de dificuldades", disse o chefe do Kremlin ao discursar no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Putin acrescentou que a Rússia respondeu às sanções ocidentais pela crise ucraniana "com a ampliação de liberdades e a abertura do país", criando "condições para os negócios e abrindo novos mercados".

"Isto não é um slogan, mas o conteúdo de nossa política real", recalcou Putin.

O presidente russo agradeceu os parceiros da Rússia que apesar das sanções continuam trabalhando no país.

"Queria expressar a todas nossos parceiros que apesar dos conhecidos problemas políticos, continuam trabalhando na Rússia, investindo seus capitais, fornecendo tecnologias, criando empresas e postos de trabalho", disse Putin.

O líder russo se mostrou receptivo às sugestões de estabelecer regimes tributários especiais para a média e a pequena empresa, assim como a de conceder benefícios fiscais para as novas empresas.

Ao se referir à atual situação econômica do país, o presidente russo destacou que as autoridades conseguiram manter o controle sobre a inflação e estabilizar a moeda nacional, apesar da queda dos preços do petróleo, o principal produto de exportação da Rússia.

Putin disse que isto foi possível porque a economia do país tinha acumulado reservas suficientes de solidez interna.

O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo conta com a participação de cerca de 5 mil empresários de dezenas de países.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise econômicaEuropaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026