Economia

Projeção da CNI para crescimento da indústria cai para 2,2%

Setor é o mais afetado pela atual situação da economia, reclama a entidade

O PIB da indústria cresceu 0,2% no segundo trimestre (Arquivo)

O PIB da indústria cresceu 0,2% no segundo trimestre (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 17h01.

Brasília - A projeção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o crescimento do setor em 2011 passou de 3,2% para 2,2%. A previsão da entidade para o desempenho do Produto Interno Brasileiro (PIB) também teve redução, de 3,8% para 3,4%. A razão para o menor crescimento está, principalmente, na menor expansão da indústria de transformação, de acordo com o Informe Conjuntural divulgado hoje (11) pela entidade, em Brasília.

A indústria continua sendo o setor mais afetado da economia na atual situação de desaceleração, segundo o estudo da CNI. A expansão do PIB industrial do segundo trimestre de 2011 foi “irrisória” (0,2% ante o trimestre anterior), de acordo com as Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diz o Informe Conjuntural. Nos dois primeiros meses do terceiro trimestre, a produção industrial não mostrou recuperação: cresceu 0,3% em julho e caiu 0,2% em agosto, na comparação com os respectivos meses anteriores.

A forte competição internacional dos produtos importados continua a prejudicar o setor, bastante afetado também pela valorização cambial nos primeiros oito meses do ano, segundo o gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

O Informe Conjuntural do terceiro trimestre faz a revisão das expectativas da entidade sobre a economia brasileira em 2011. Entre outros indicadores, além das previsões sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e do PIB industrial, o documento faz a análise sobre a situação atual e projeções do consumo e dos investimentos. Inclui também as expectativas para o comércio exterior, a inflação, os juros, o câmbio e as contas do setor público em 2011.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústriaCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Como Milei 'se perdeu' dos mercados, mas encontrou saídas no governo Trump

Relator da MP alternativa ao IOF propõe aumento de alíquota para LCI e LCA em 7,5%

Motta anuncia votação de isenção do IR para semana que vem

Haddad diz que Selic de 15% não é justificável e acredita em cortes