Economia

Produtividade da safra de café do Paraná pode cair 20%

Segundo análise da Cepea, geadas ocorridas na semana passada devem ter pouco impacto na safra atual, mas podem reduzir a produtividade da temporada seguinte

Café: Paraná, quinto produtor de café do Brasil, foi atingido por geadas seguidas ao longo da semana passada (Paulo Fridman/Bloomberg)

Café: Paraná, quinto produtor de café do Brasil, foi atingido por geadas seguidas ao longo da semana passada (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 16h20.

São Paulo - As geadas ocorridas no Paraná na semana passada devem ter pouco impacto no volume de café a ser colhido na safra atual (2013/14), mas podem reduzir a produtividade da temporada seguinte (2014/15) em até 20 por cento frente ao potencial produtivo, apontou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A avaliação foi feita com base em informações de colaboradores do Cepea.

"Isso porque parte das folhas foram queimadas pela geada, deixando o pé fragilizado. Em alguns locais mais expostos ao vento e à baixa temperatura, inclusive, foi verificada a geada negra, ou seja, o congelamento da seiva e do tecido celular da planta, causando a morte dos pés", afirmou o Cepea, da Universidade de São Paulo.

O Paraná, quinto produtor de café do Brasil, foi atingido por geadas seguidas ao longo da semana passada, que atingiram, além de lavouras de café, plantações de trigo, hortaliças e pastagens.

Os prejuízos causados pelas geadas ao café, no entanto, só poderão ser calculados e avaliados no período de fixação das flores, o que deve ocorrer entre setembro e outubro, acrescentou a análise.

Em relação à temporada atual (2013/14), apenas os grãos ainda verdes devem apresentar danos devido à geada e somente na aparência.

"Como menos de 5 por cento dos grãos da safra atual do Paraná ainda estão verdes e o Estado é responsável por menos de 5 por cento do total colhido no Brasil, os danos com a geada não devem influenciar no volume total produzido pelo Brasil na safra 2013/14." O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, deverá produzir na temporada atual (13/14) 48,5 milhões de sacas, segundo estimativa do Ministério da Agricultura. Desse total, o Paraná responderá por apenas 1,7 milhão de sacas.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioCaféCommoditiesTrigo

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026