Economia

Produção industrial sobe 0,4% em agosto, aponta IBGE

Desempenho da indústria farmacêutica puxou resultado

Indústria: setor acumula recuo de 0,3% em 2023, e a produção está 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia (Leandro Fonseca/Exame)

Indústria: setor acumula recuo de 0,3% em 2023, e a produção está 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de outubro de 2023 às 10h01.

A produção industrial brasileira subiu em agosto. A alta foi de 0,4%, eliminando parte da queda de 0,6% verificada no mês anterior. Apesar do avanço, a indústria não apresenta bom desempenho neste ano.

O setor acumula recuo de 0,3% em 2023, e a produção está 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

No acumulado nos últimos 12 meses, há uma queda de 0,1%. Analistas esperavam alta de 0,1% no mês, segundo mediana das projeções

Juros altos impactam setor

Segundo André Macedo, gerente da pesquisa, o setor industrial permanece operando em um quadro de “perde e ganha”, girando em torno do mesmo patamar. Para o pesquisador, o cenário atual da indústria pode ser explicado pela política monetária de caráter mais restritivo, a despeito de movimentos que já são feitos na redução da taxa de juros.

— Ainda temos um patamar elevado dos juros, o que afeta as decisões de consumo e também de investimentos— explica Macedo.

O que dizem os analistas?

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE caiu pelo terceiro mês consecutivo. Em setembro, cedeu 0,4 ponto, ficando em 91 pontos. Após três meses de quedas, atingiu o pior nível desde julho de 2020 (89,8 pontos).

— Apesar de uma melhora da percepção dos empresários com relação a situação atual, influenciada pela demanda externa de setores relacionados à produção de bens intermediários, isso ainda é insuficiente para que a confiança melhore no curto prazo — comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE

Acompanhe tudo sobre:Indústriaeconomia-brasileiraCrescimento econômico

Mais de Economia

Cobrança de IOF vai desestimular aportes em planos de previdência do tipo VGBL, dizem especialistas

Governo Lula adotou ao menos 25 medidas que aumentam arrecadação de impostos desde 2023

Giro do dia: impacto do IOF, INSS e descontos, Sebastião Salgado e Trump versus celulares

Galípolo diz que não interferiu em recuo sobre IOF: 'cabe reconhecer a agilidade do Ministério'