Economia

Produção industrial sobe 0,6% em janeiro na Alemanha

A produção industrial da Alemanha subiu 0,6% em janeiro em relação a dezembro, em dados ajustados sazonalmente, segundo informou hoje o Ministério da Economia do país. A alta foi puxada pelos bens intermediários. Em comparação com janeiro do ano passado, a produção industrial ajustada por dia de trabalho subiu 2,2% e, na série sem ajustes, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

A produção industrial da Alemanha subiu 0,6% em janeiro em relação a dezembro, em dados ajustados sazonalmente, segundo informou hoje o Ministério da Economia do país. A alta foi puxada pelos bens intermediários. Em comparação com janeiro do ano passado, a produção industrial ajustada por dia de trabalho subiu 2,2% e, na série sem ajustes, ela caiu 1,1%.

Embora tenha se recuperado, a produção industrial teve expansão menor que se esperava, em consequência de uma queda no setor de construção, provocada pelo inverno extremamente frio na Europa. Analistas previam alta de 1,0% ante dezembro - cujo dado foi revisado de declínio de 2,6% para queda de 1,0%.

"A produção do setor industrial melhorou levemente no início do ano, mas sem uma tendência clara", disse o ministério. A produção do setor de construção teve queda de 14,3%, depois de um recuo de 2,0% em dezembro.

O crescimento da produção em janeiro foi em parte puxado pelo aumento de 8,8% no setor de energia. A produção do setor de manufatura subiu 0,9% em janeiro. Dentro do setor, o segmento de bens intermediários registrou alta de 3,3% ante dezembro, o que representou uma forte recuperação em relação ao declínio de 4,1% de dezembro.

A produção de bens de capital e de consumo recuaram. A produção de bens de capital caiu 1,0% em janeiro, depois da alta de 0,3% em dezembro, enquanto a de bens de capital recuou 0,1%, em comparação com o aumento de 1,6% em dezembro. No período entre dezembro e janeiro, a produção industrial média caiu 0,4% ante o período entre outubro e novembro.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaPaíses ricos

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto