Economia

Produção industrial do Reino Unido sobe em dezembro

A produção industrial subiu 1,1% e a do setor manufatureiro aumentou 1,6% em dezembro, informou o Escritório para Estatísticas Nacionais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 10h00.

Londres - A produção industrial do Reino Unido subiu 1,1% e a do setor manufatureiro aumentou 1,6% em dezembro, informou o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

Os resultados ficaram acima da previsão de alta de 0,7% para os dois indicadores. No entanto, em todo o quarto trimestre a produção industrial britânica foi a mais fraca desde o primeiro trimestre de 2009.

Nos três últimos meses de 2012 a produção industrial caiu 1,9% em comparação com o terceiro trimestre, enquanto a produção manufatureira declinou 1,3%.

Os dados confirmam que o desempenho da indústria pesou sobre a economia do país no fim do ano passado. A queda na produção industrial foi levemente mais acentuada do que a estimativa inicial de 1,8%, que vinha sendo usada para calcular uma contração de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no quarto trimestre do ano passado.

O setor de petróleo e gás teve forte impacto sobre o desempenho industrial do Reino Unido. A produção do setor despencou 14,1% no quarto trimestre, a maior queda trimestral desde que os registros começaram a ser feitos, em 1997.

Em dezembro a produção industrial diminuiu 1,7% em comparação com o mesmo mês de 2012, enquanto a produção manufatureira recuou 1,5%. As previsões para os resultados anuais eram de queda de 2,4% e 2,5%, respectivamente. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIndústriaIndústrias em geralPaíses ricosReino Unido

Mais de Economia

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados