Economia

Produção industrial cresce em 9 de 14 regiões em julho

Pesquisa do IBGE mostra maior avanço no Amazonas na comparação com o desempenho de junho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.

A produção industrial brasileira cresceu em nove de 14 locais analisados entre junho e julho, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta comparação, a alta foi puxada pelo estado do Amazonas, que registrou expansão de 3,3% no período depois de amargar perdas de 5,2% no mês anterior.

Ceará e Rio Grande do Sul vieram logo atrás, com índices positivos de, respectivamente, 2,2% e 2,1%. Já os piores desempenhos foram apurados nos estados da Bahia, com um índice negativo de 1,6%, e do Paraná, que teve queda de 1,2%.

Na análise de julho frente ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial avançou em dez das 14 áreas pesquisadas. O líder, nesta comparação, foi o Pará, que avançou 22,8%. Com uma expansão sustentada "pelo desempenho da indústria extrativa (minério de ferro) e da metalurgia básica (óxido de alumínio)", segundo o IBGE, o estado também tem puxado o desempenho industrial brasileiro no ano, em que acumula a maior taxa positiva dentre as regiões pesquisadas: alta de 14,8%.

Os resultados negativos de 2006 se concentram nos estados do Sul. No Rio Grande dos Sul, por exemplo, a queda acumulada é de 3,7%. No Paraná, o índice está negativo em 3,3%, e em Santa Catarina, em 0,4%. Mas também no Amazonas as perdas são significativas, e já derrubam a produção em 2,5% frente ao ano passado.

Na média geral, a produção industrial brasileira cresceu 0,6% na passagem de junho para julho, e 3,2% na comparação entre julho de 2006 e o mesmo mês de 2005. No acumulado do ano, a expansão registrada é de 2,7%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras

Câmara pode votar hoje urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários