Economia

Produção industrial alemã registra queda inesperada

Ministério da Economia reafirmou que o fraco início do quarto trimestre será rapidamente superado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 09h00.

Berlim - A produção industrial alemã registrou queda inesperada em outubro ao recuar 1,2 por cento na comparação mensal, na queda mais forte desde maio, embora o Ministério da Economia tenha reafirmado que o fraco início do quarto trimestre será rapidamente superado.

Em comparação, a previsão em pesquisa da Reuters com 38 economistas era de aumento de 0,8 por cento. A média de dois meses para setembro e outubro mostrou que a produção se enfraqueceu 0,5 por cento, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.

"Após elevados níveis de produção no segundo e no terceiro trimestres sustentados por efeitos de compensação, a produção iniciou o último trimestre de maneira fraca. Entretanto, as encomendas à indústria sugerem que o ímpeto de crescimento e as encomendas do setor de construção estão bons", informou o ministério.

O ministério acrescentou que os fortes dados de confiança também sugerem que a produção irá melhorar nos próximos meses.

As encomendas à indústria da Alemanha registraram em outubro a maior queda em quase um ano, mostraram dados na sexta-feira, mas a tendência permaneceu de crescimento e o banco central alemão emitiu sinal positivo ao elevar as previsões de crescimento para a maior economia da Europa neste ano e no próximo.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaIndústriaIndústrias em geralPaíses ricos

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado