Economia

Produção de veículos no Brasil cresce 4,7% em julho

Enquanto isso, as vendas de veículos novos no país no mês passado somaram 181,4 mil unidades, alta de 5,6%


	Carros: "Embora este tenha sido o melhor mês do ano em vendas, ainda não conseguimos dizer que é um início de recuperação"
 (Top Photo Corporation/Thinkstock)

Carros: "Embora este tenha sido o melhor mês do ano em vendas, ainda não conseguimos dizer que é um início de recuperação" (Top Photo Corporation/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 12h04.

São Paulo - A produção de veículos do Brasil em julho subiu 4,7 por cento sobre junho, a 189,9 mil unidades, informou a associação de montadoras Anfavea, nesta quinta-feira. No comparativo com julho de 2015, o volume montado foi 15,3 por cento menor.

Enquanto isso, as vendas de veículos novos no país no mês passado somaram 181,4 mil unidades, alta de 5,6 por cento ante junho e queda de 20,3 por cento na comparação com um ano antes.

"Embora este tenha sido o melhor mês do ano em vendas, ainda não conseguimos dizer que é um início de recuperação (...) Mas na relação mês a mês sobre o ano anterior o mercado está caminhando em direção às nossas previsões", afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a jornalistas.

No acumulado do sete primeiros meses do ano, a produção de veículos brasileira teve baixa de 20,4 por cento, a 1,2 milhão de unidades.

Os licenciamentos acumularam queda de 24,7 por cento, a 1,165 milhão de veículos, e as exportações de veículos e máquinas agrícolas recuaram 8,1 por cento, para 5,79 bilhões de dólares.

As expectativas da Anfavea para a indústria de veículos este ano indicam retração de 5,5 por cento na produção, para 2,296 milhões de unidades, e queda de 19 por cento nos emplacamentos, para 2,080 milhões.

Para as exportações, a entidade espera queda de 1 por cento sobre 2015, para 10,4 bilhões de dólares.

A indústria encerrou julho com 126.814 postos de trabalho ativos, 6,6 por cento abaixo do registrado um ano ante e 0,9 por cento menos que em junho.

Já os estoques tiveram nova queda, passando a 222,2 mil veículos novos em julho ante 225,6 mil unidades em junho. Em termos de dias de vendas, os inventários de julho são equivalentes a 37 dias de comercialização, segundo apresentação da entidade.

Acompanhe tudo sobre:AnfaveaAutoindústriagestao-de-negociosIndústriaprodutividade-no-trabalho

Mais de Economia

Pacheco afirma que corte de gastos será discutido logo após Reforma Tributária

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética