Economia

Produção de petróleo e gás sobe e tem recorde histórico

A produção média de petróleo, no Brasil e no exterior, foi de 2,88 milhões boed em agosto, com crescimento de 3,1% em relação a julho


	Recorde: a produção média de petróleo, no Brasil e no exterior, foi de 2,88 milhões boed em agosto, com crescimento de 3,1% em relação a julho
 (Thinkstock)

Recorde: a produção média de petróleo, no Brasil e no exterior, foi de 2,88 milhões boed em agosto, com crescimento de 3,1% em relação a julho (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 10h22.

São Paulo - A Petrobras informa que sua produção média de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, foi de 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em agosto de 2015, com crescimento de 3,1% em relação a julho, quando foram produzidos 2,80 milhões.

Segundo a empresa, o número representa um novo recorde histórico, 0,8% superior ao recorde anterior de 2,86 milhões boed alcançado em dezembro de 2014. Esse volume é também 4,5% maior que o registrado em agosto de 2014 (2,76 milhões boed).

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa detalha que a produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi de 2,69 milhões boed, 3,1% superior ao mês anterior (2,61 milhões boed), representando também novo recorde de produção nacional (0,6% superior ao recorde anterior de 2,67 milhões boed atingido em dezembro de 2014).

A estatal destaca que a produção total operada pela empresa no País, incluída a parcela operada para empresas parceiras, ultrapassou pela primeira vez os 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia, atingindo 3,01 milhões boed.

A produção de petróleo da companhia foi de 2,21 milhões bpd (3% acima dos 2,14 milhões bpd produzidos no mês anterior), constituindo-se, assim, a segunda melhor marca histórica.

"O crescimento reflete a entrada em operação em 31 de julho do FPSO Cidade de Itaguaí, ancorado em Iracema Norte, área localizada na porção noroeste do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos", explica.

Essa plataforma, segundo a estatal, tem capacidade para processar diariamente 150 mil bpd de petróleo e 8 milhões de m3/dia de gás natural.

Adicionalmente, informa, a retomada da operação de plataformas que estavam com paradas programadas para manutenção também foi um fator que contribuiu com o bom desempenho do mês.

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, também apresentou novo recorde de 77,2 milhões m3/dia (3,6% acima do mês anterior).

Pré-sal

Outro recorde atingido, segundo a empresa, foi na área do pré-sal, com a produção diária operada pela Petrobras, com volume de 896 mil bpd registrado em 19 de agosto; e o de produção mensal operada pela companhia, que alcançou 859 mil bpd no mês.

Exterior

No exterior foram produzidos 192 mil boed, 3,8% acima dos 185 mil boed produzidos em julho, devido, principalmente, ao retorno das operações da plataforma do Campo de Saint Malo, no Golfo do México norte-americano.

A produção de petróleo foi de 101 mil bpd, 5,2% acima dos 969 mil bpd produzidos em julho e a produção média de gás natural no exterior foi de 15,4 milhões m3/dia, 1,9% acima da produção de julho, que foi de 15,1 milhões m3/dia.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleo

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto