Economia

Produção de petróleo da Rússia cai em janeiro após acordo global

Recuo de 100 mil barris por dia mostrou que Moscou está comprometido com o seu compromisso de reduzir a produção de petróleo

Produção russa de petróleo e gás condensado caiu para 11,11 milhões de bpd, ante 11,21 milhões de bpd em dezembro (Getty Images)

Produção russa de petróleo e gás condensado caiu para 11,11 milhões de bpd, ante 11,21 milhões de bpd em dezembro (Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 11h06.

Moscou - A produção de petróleo da Rússia caiu em janeiro em 100 mil barris por dia (bpd), com redução em todos os principais produtores do país, após um acordo global que visa eliminar o excesso de oferta da commodity e sustentar os preços.

A produção russa, uma das maiores do mundo, caiu pela primeira vez desde agosto. O recuo mostrou que Moscou está comprometido com o seu compromisso de reduzir a produção de petróleo, sua principal commodity de exportação e maior fonte de receitas orçamentárias.

Janeiro marcou o início dos cortes de produção planejados por 11 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores liderados pela Rússia, resultado de um acordo alcançado em dezembro.

A produção russa de petróleo e gás condensado caiu para 11,11 milhões de bpd, ante 11,21 milhões de bpd em dezembro. Em toneladas, a produção de petróleo caiu para 46,992 milhões ante47,402 milhões em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:OpepPetróleoRússia

Mais de Economia

Alckmin recebe principal representante da embaixada dos EUA no Brasil um dia após início do tarifaço

Com Pix, brasileiros economizam R$ 107 bilhões em cinco anos, diz estudo

Câmara aprova MP que permite pagamento extra a servidores para reduzir fila de 2 milhões do INSS

Emprego com carteira assinada cresce 22,9% no Paraná desde 2020 — no maior ritmo do país