Economia

Produção de minério de ferro da China cai 13,4%

Houve aumento das importações de baixo custo e a desaceleração econômica prejudicou a demanda por minério local


	Transporte de minério de ferro: mais fechamentos de mineradoras chinesas deverão aumentar ainda mais as importações
 (Rogério Reis/EXAME.com)

Transporte de minério de ferro: mais fechamentos de mineradoras chinesas deverão aumentar ainda mais as importações (Rogério Reis/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2015 às 11h32.

Xangai - A produção de minério de ferro da China caiu 13,4 por cento em março na comparação com um ano antes, para 105,1 milhões de toneladas, mostraram dados do governo nesta sexta-feira, com um aumento das importações de baixo custo e uma desaceleração econômica prejudicando a demanda por minério local.

Mais fechamentos de mineradoras chinesas deverão aumentar ainda mais as importações de minério de ferro, além de reduzir um excedente que já derrubou os preços do minério em mais da metade nos últimos 12 meses, para 50 dólares por tonelada.

As grandes mineradoras Vale, Rio Tinto e BHP Billiton elevaram a produção, focando no corte de custos e tentando tirar concorrentes de alto custo do mercado.

A produção chinesa caiu 9,3 por cento, para 281,2 milhões de toneladas no primeiro trimestre, na comparação com um ano antes, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas.

A China é o principal produtor global de minério de ferro, mas compra cerca de dois terços da produção global, devido à baixa qualidade de seu minério. As importações do país subiram 9 por cento, na comparação anual, para 80,51 milhões de toneladas em março.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércio exteriorImportaçõesMinérios

Mais de Economia

Alckmin recebe principal representante da embaixada dos EUA no Brasil um dia após início do tarifaço

Com Pix, brasileiros economizam R$ 107 bilhões em cinco anos, diz estudo

Câmara aprova MP que permite pagamento extra a servidores para reduzir fila de 2 milhões do INSS

Emprego com carteira assinada cresce 22,9% no Paraná desde 2020 — no maior ritmo do país