Economia

Produção de ferro da China atinge máxima de 11 meses

A produção chinesa de minério de ferro está sendo monitorada de perto, uma vez que uma recuperação dos preços da commodity desde o início de setembro


	Carregamento de minério de ferro: é  pouco provável, porém, que o aumento da produção signifique uma queda na dependência do minério importado
 (Getty Images / Scott Olson)

Carregamento de minério de ferro: é  pouco provável, porém, que o aumento da produção signifique uma queda na dependência do minério importado (Getty Images / Scott Olson)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 11h30.

Xangai - A produção de minério de ferro da China atingiu uma máxima de 11 meses em setembro, de acordo com dados oficiais divulgados nesta segunda-feira, com a recuperação nos preços da matéria-prima do aço encorajando pequenas mineradoras privadas a retomarem a produção.

A produção chinesa de minério de ferro está sendo monitorada de perto, uma vez que uma recuperação dos preços da commodity desde o início de setembro, após uma mínima de cerca de três anos, está relacionada a uma queda nas atividades de mineradoras menores e com maiores custos.

É pouco provável, porém, que o aumento da produção signifique uma queda na dependência do minério importado, uma vez que o produto chinês tem menor teor de ferro.

A produção da China tem cerca de 15 por cento de teor de ferro em média, contra 60 por cento do minério produzido na Austrália e no Brasil, os principais fornecedores dos asiáticos.


A produção em setembro somou 129,06 milhões de toneladas, um aumento de 11 por cento ante agosto e crescimento de 20 por cento ante o mesmo período do ano passado, segundo dados do escritório nacional de estatísticas da China.

Foi o maior volume desde outubro de 2011, quando a produção havia atingido 132,4 milhões de toneladas.

"A única razão para o aumento da produção que eu posso imaginar é que mineradoras e siderúrgicas menores, que tinham suspendido ou cortado a produção, voltaram a produzir", disse Qiy Yuecheng, analista da Xiben New Line.

A produção de vergalhão, usado na construção e produzido em sua maioria por empresas menores, atingiu um recorde de 15,82 milhões de toneladas em setembro, alta de 17 por cento ante o mesmo período do ano anterior.

Uma recuperação sazonal da demanda apoiada pelo aumento da atividade de construção tem ajudado em uma recuperação dos preços do vergalhão de mais de 10 por cento desde o início de setembro.

Os preços do minério de ferro subiram mais de 30 por cento após uma mínima de cerca de três anos no início de setembro.

A produção de minério de ferro da China, no acumulado de janeiro a setembro, subiu 17 por cento ante o mesmo período do ano anterior, para 968 milhões de toneladas, enquanto a produção de vergalhão aumentou 14 por cento, para 128,7 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústriaMetaisMineração

Mais de Economia

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?