Economia

Produção de carros crescerá independente de IPI, vê PUC

No curtíssimo prazo, a produção de automóveis deve cair, para depois se recuperar, previu economista


	Funcionário trabalha na linha de montagem de carro na fábrica da Volkswagen: segundo Lacerda, da PUC, boa influência sobre o PIB deve ser divida entre automóveis e bens de capital
 (REUTERS/Nacho Doce)

Funcionário trabalha na linha de montagem de carro na fábrica da Volkswagen: segundo Lacerda, da PUC, boa influência sobre o PIB deve ser divida entre automóveis e bens de capital (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 16h51.

Rio - Deve seguir em alta este ano a produção de automóveis e eletrodomésticos de linha branca, segmentos favorecidos pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mesmo com o fim do programa de desoneração. A previsão é do economista da PUC-SP, Antônio Corrêa de Lacerda. 

A expectativa, no entanto, é de que os automóveis passem a dividir com outros segmentos industriais, como o de bens de capital, a influência positiva sobre o Produto Interno Bruto (PIB) de 2013. "Com o fim da redução do IPI, é possível que haja uma queda de produção de automóveis no curtíssimo prazo para, em seguida, ter uma recuperação", projetou.

A estimativa de Lacerda é de resultados melhores para a indústria este ano, efeito da melhora cambial, da redução da taxa de juros e das medidas de incentivo ao investimento, como a diminuição das tarifas de energia.

Em 2012, o setor ainda amargou a competição com produtos estrangeiros, o que contribuiu para adiar os investimentos, segundo ele. Com isso, a projeção é de um PIB inferior a 1% para o ano passado, embora ainda em terreno positivo.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralCarrosAutoindústriaVeículosIndústriaImpostosLeãoIPI

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis