Economia

Produção de bens de consumo cresce 1,5%

Crescimento foi registrado na comparação mensal. Em relação a dezembro de 2010, houve recuo de 1,9% em dezembro de 2011

Com o desempenho do mês passado, a produção de bens de consumo encerrou 2011 com queda de 0,7% (Stock.xchng)

Com o desempenho do mês passado, a produção de bens de consumo encerrou 2011 com queda de 0,7% (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 09h11.

Rio de Janeiro - A produção de bens de consumo da indústria brasileira avançou 1,5% em dezembro do ano passado contra novembro do mesmo ano. Em relação a dezembro de 2010, houve recuo de 1,9% em dezembro de 2011. Com o desempenho do mês passado, a produção de bens de consumo encerrou 2011 com queda de 0,7%.

Dentro da categoria de bens de consumo, a produção de bens duráveis da indústria brasileira cresceu 7% em dezembro, em base mensal, mas caiu 5,5% em relação a um ano antes. Com o desempenho de dezembro, a produção de bens duráveis encerrou 2011 com queda de 2%.

Já a produção de semiduráveis e não-duráveis avançou 0,5% em dezembro ante novembro do ano passado. Em relação a dezembro de 2010, houve recuo de 0,9% em dezembro de 2011. Com o desempenho de dezembro, a produção de semiduráveis e não-duráveis encerrou o ano passado com ligeira baixa de 0,2%.

Produção de bens de capital sobe 3,7% em dez ante nov

A produção de bens de capital da indústria brasileira avançou 3,7% em dezembro ante novembro do ano passado. Em relação a dezembro de 2010, houve leve alta de 0,1% em dezembro de 2011. Com o desempenho do mês passado, a produção de bens de capital encerrou 2011 com alta de 3,3%.

Produção industrial nov/2011 é revisada de 0,3% para 0,2% na margem

O IBGE informou há pouco revisões, na comparação mensal, na série da atividade industrial brasileira. Segundo o instituto, a alta da produção industrial brasileira em novembro do ano passado contra mês anterior passou de +0,3% para +0,2%. Já a queda na produção da indústria em outubro do ano passado, ante setembro do mesmo ano, foi atualizada de -0,7% para -0,5%. Por fim, o recuo na atividade industrial em setembro do ano passado, contra agosto, foi revisado de -1,9% para -1,8%.


Bens de capital foi o destaque da indústria em 2011

A indústria de bens de capital foi o destaque na produção industrial brasileira do ano passado, segundo o IBGE. O setor teve o melhor desempenho anual entre as categorias pesquisadas pelo instituto, com alta de 3,3% em 2011, e registrou um avanço especialmente na categoria de transportes.

Já o destaque negativo ficou com bens de consumo duráveis, que mostrou queda de 2% na atividade industrial em 2011. Isso porque houve menor fabricação de automóveis, que exerceu a "influência negativa mais relevante", de acordo com o instituto.

Ainda segundo o IBGE, ao longo de 2011, o setor industrial apresentou clara perda de ritmo a partir de abril. Com base na evolução do índice de média móvel trimestral, há uma elevação generalizada do nível de produção nos três primeiros meses do ano. Mas a partir de abril, o índice de média móvel trimestral sinalizou trajetória descendente para a indústria geral, com ligeira reversão somente em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:bens-de-consumoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndústria

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China