Robôs soldam aço em uma fábrica na área industrial de Keihin de Kawasaki, no Japão (Koichi Kamoshida/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 18 de julho de 2013 às 17h49.
Tóquio - A produção de aço do Japão entre abril e junho atingiu o maior nível em cinco anos, incentivada por medidas de estímulo econômico lançadas pelo premiê Shinzo Abe, que depreciaram o iene e ajudaram a apoiar as exportações e indústria de construção.
A produção de aço bruto do país cresceu 2,1 por cento, para 28,07 milhões de toneladas, no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2012, atingindo o maior nível desde as 31,06 milhões de toneladas produzidas no mesmo período em 2008.
Segundo dados da Federação de Ferro e Aço do Japão, o aumento do segundo trimestre se compara à queda de 4,1 por cento prevista para o período pelo Ministério do Comércio do Japão no início de abril. A pasta afirmou na época que a queda era prevista por causa da fraca demanda de estaleiros e montadoras de veículos.
O crescimento da produção ocorreu em grande parte porque as exportações estão se recuperando em meio ao iene mais fraco e crescimento da demanda de construção doméstica, informou a Federação.
O iene caiu 14 por cento contra o dólar nos primeiros seis meses do ano.
Apenas em junho, a produção subiu 0,9 por cento sobre um ano antes, para 9,28 milhões de toneladas, no quarto aumento consecutivo nesta comparação.
No semestre como um todo, a produção de aço japonesa teve alta de 1,2 por cento, para 54,71 milhões de toneladas, também maior nível desde o mesmo período de 2008.