Economia

Problemas conjunturais são superáveis, diz Mantega

Na apresentação do documento, o ministro destaca os avanços do Brasil nos últimos 12 anos e afirma que o Brasil deixou de ser uma economia vulnerável


	Mantega: crise prolongada levou a uma ação anticíclica ousada pelos padrões da economia brasileira, diz
 (Chico Ferreira/Reuters)

Mantega: crise prolongada levou a uma ação anticíclica ousada pelos padrões da economia brasileira, diz (Chico Ferreira/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 15h05.

Brasília - Faltando um dia para deixar o governo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, divulgou uma edição especial do boletim Economia Brasileira em Perspectiva no qual faz um balanço dos dados econômicos na gestão petista.

O último documento havia sido divulgado em março de 2013.

Na apresentação do documento, o ministro destaca os avanços do Brasil nos últimos 12 anos e afirma que o Brasil deixou de ser uma economia vulnerável e passou a ser um país sólido e respeitado na cena internacional.

"O saldo de transformações do Brasil é extremamente positivo, apesar dos percalços e das dificuldades enfrentadas, sobretudo nos últimos anos da grande crise mundial", afirma o ministro.

Mantega diz também que a crise prolongada levou a uma ação anticíclica bastante ousada pelos padrões da história da economia brasileira.

Segundo ele, a solidez da economia brasileira advém de mais de US$ 370 bilhões de reservas, do forte fluxo de investimento externo direto, de uma dívida externa pequena, do mercado interno em expansão, do menor nível de desemprego de toda a série histórica, de um setor financeiro robusto, de uma agricultura dinâmica em contínua expansão e de um grande programa de infraestrutura.

Ele citou a seca prolongada que causou pressões inflacionárias que atrapalham até hoje, além da retirada dos estímulos monetários nos Estados Unidos que afeta os emergentes desde 2013.

"Estes e outros problemas conjunturais, que apareceram nos últimos dois anos, são superáveis e não invalidam o fato de que, hoje, mais do que em outra época, a economia brasileira está sólida e, com os devidos ajustes, preparada para engatar um novo ciclo de crescimento nos próximos anos", finaliza o ministro em sua apresentação.

Acompanhe tudo sobre:Desenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraGuido MantegaMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional