Economia

Previsões melhoram para PIB e pioram para inflação no Brasil

A previsão dos especialistas é que o PIB sofrerá retração de 3,16%, dado que melhora o índice divulgado na semana passada, que previa uma redução de 3,20%


	Dinheiro: para 2017, as previsões também melhoraram esta semana
 (Diego Giudice/Bloomberg News)

Dinheiro: para 2017, as previsões também melhoraram esta semana (Diego Giudice/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2016 às 10h11.

Rio de Janeiro - As novas previsões do Banco Central melhoraram sua estimativa sobre o crescimento da economia brasileira para este ano, mas pioraram sua projeção com relação à inflação, que ficaria em 7,34%, segundo as últimas projeções dos analistas do mercado divulgadas nesta segunda-feira através do Boletim Focus.

A previsão dos especialistas é que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro sofrerá uma retração de 3,16%, dado que melhora o índice divulgado na semana passada pelo Boletim Focus, que previa uma redução de 3,20%.

Para 2017, as previsões também melhoraram esta semana com uma estimativa de crescimento do PIB de 1,23%, contra a expansão de 1,20% prevista no último boletim.

Quanto à inflação, os analistas pioraram suas previsões em comparação com o boletim da semana passada ao estimar que a elevação dos preços ficará em 7,34%, contra os 7,31% apontados na segunda-feira passada.

O Focus também prevê para 2017 uma inflação maior que a divulgada há sete dias, ao considerar que os preços subirão 5,14%, contra o índice de 5,12% estimado há sete dias.

A economia do Brasil fechou 2015 com recessão de 3,8%, o que supôs o pior resultado nos últimos 25 anos, e com uma inflação de 10,67%, segundo dados oficiais. 

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraMercado financeiroInflaçãoIndicadores econômicosBanco CentralPIB

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis