Economia

Presidente do UniCredit adere a pedidos por união bancária

"Países fizeram progresso separadamente. Agora o que precisamos é Europa", disse o presidente-executivo Federico Ghizzoni

Fachada do UniCredit: O UniCredit teve um lucro líquido de 914 milhões de euros (1,2 bilhão de dólares) no primeiro trimestre (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Fachada do UniCredit: O UniCredit teve um lucro líquido de 914 milhões de euros (1,2 bilhão de dólares) no primeiro trimestre (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2012 às 16h28.

Milão - O presidente do UniCredit, o maior banco da Itália em ativos, aderiu, nesta segunda-feira, aos apelos por uma união bancária transnacional na zona do euro e disse que o banco está bem capitalizado.

"Países fizeram progresso separadamente. Agora o que precisamos é Europa", disse o presidente-executivo Federico Ghizzoni em entrevista ao jornal italiano la Repubblica.

"Nosso grupo é claramente a favor de uma fiscalização da Europa, da criação de um mecanismo de estabilidade fundado pelos bancos aos preço e tempo corretos, e de um seguro europeu sobre os depósitos que poderia incluir um seguro nacional", afirmou.

Os líderes europeus irão discutir os passos específicos em direção a uma união bancária, uma política fiscal e a possibilidade de fundo de resgate da dívida em uma reunião de cúpula em 28 e 29 de junho, de acordo com um documento preparado para a reunião.

Ghizzoni disse que o UniCredit não tinha preocupações de liquidez.

"Nossa capitalização é muito boa porque, também graças ao aumento de capital que nos tornou o banco mais capitalizado da Europa, nós permanecemos no mercado", disse Ghizzoni.

O UniCredit teve um lucro líquido de 914 milhões de euros (1,2 bilhão de dólares) no primeiro trimestre, sinalizando que começava a ter uma melhora depois de reduzir sua base de capital em janeiro.

O banco teve um prejuízo de 9,2 bilhão de euros no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaEuropaFinançasItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Economia

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'

Conta de luz em SP fica mais cara a partir desta sexta; impacto no IPCA deve ser de até 0,10%