Economia

Premiê japonês estabelece metas crescimento

Segundo Shinzo Abe, estratégia terá como objetivo triplicar as exportações de infraestrutura e dobrar as exportações do setor agrícola até 2020


	Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe: governo irá estabelecer uma meta de investimento para o setor privado doméstico de US$ 687 bilhões anualmente
 (Kyodo/Reuters)

Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe: governo irá estabelecer uma meta de investimento para o setor privado doméstico de US$ 687 bilhões anualmente (Kyodo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 09h58.

Tóquio - A estratégia de crescimento do Japão terá como objetivo triplicar as exportações de infraestrutura e dobrar as exportações do setor agrícola até 2020, assim como impulsionar o investimento privado, afirmou nesta sexta-feira o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe.

O governo irá estabelecer uma meta de investimento para o setor privado doméstico de 70 trilhões de ienes (687 bilhões de dólares) anualmente, disse Abe em discurso para executivos empresariais e acadêmicos, o nível antes da crise financeira de 2008 e cerca de 10 por cento maior do que o número atual.

Medidas para promover o crescimento constituem o que Abe chama de "terceira perna" de sua política, ao passo que o Japão luta para encerrar 15 anos de deflação e gerar um crescimento econômico sustentável. As duas primeiras pernas do "Abenomics" são grande afrouxamento monetário e impulso dos gastos do governo.

Abe prometeu que a reforma estrutural, incluindo desregulação, será uma parte essencial do pacote de medidas, a ser revelado completamente em junho. Mas ele também inclui um papel significativo para o governo em gerar investimento e inovação em setores essenciais, uma postura que alguns críticos veem como ultrapassada e mal aconselhada.

Os estímulos monetário e fiscal causaram o crescimento econômico mais rápido do Japão em um ano no primeiro trimestre, mas o investimento corporativo ainda precisa ganhar força.

Prometendo ser um "grande vendedor" para as exportações de infraestrutura do Japão, Abe disse que irá promover o investimento do setor privado no país e pediu que as empresas japonesas façam sua parte para passar adiante os benefícios do "Abenomics".

"O governo irá implementar uma estratégia de crescimento começando com facilitar o investimento, e eu gostaria que vocês, executivos empresariais, passem adiante os frutos disso para os trabalhadores na forma de empregos e compensação", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoExportaçõesJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado