Economia

Premiê grego defende escolhas "difíceis" de plano de resgate

Alexis Tsipras defendeu as dolorosas medidas propostas no plano de resgate de seu governo e apresentadas ao Parlamento do país


	O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: "pela primeira vez temos sobre a mesa uma discussão substancial para reestruturação da dívida"
 (REUTERS/Alkis Konstantinidis)

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: "pela primeira vez temos sobre a mesa uma discussão substancial para reestruturação da dívida" (REUTERS/Alkis Konstantinidis)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 19h41.

Atenas - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defendeu as dolorosas medidas propostas no plano de resgate de seu governo e apresentadas ao Parlamento do país nesta sexta-feira, alegando que são difíceis mas ajudarão a manter a Grécia na zona do euro.

Ao argumentar que uma combinação de aumento de impostos e corte nos gastos foi melhor do que muitos pontos no pacote rejeitado em referendo no domingo, Tsipras insistiu ter recebido apoio importante para reestruturar a enorme dívida pública da Grécia.

"Pela primeira vez temos sobre a mesa uma discussão substancial para reestruturação da dívida", afirmou o premiê durante debate no Parlamento antes da votação para analisar as propostas.

Tsipras afirmou que a Grécia cumprirá o pagamento de 6,8 bilhões de euros em títulos que estão vencendo do Banco Central Europeu (BCE) em julho e agosto.

O premiê afirmou ainda que o controle de capitais imposto aos bancos não forçará o governo a tomar novas medidas fiscais.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsZona do Euro

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China