Economia

Preços do varejo em SP subiram 0,10% em outubro

Informação é do Índice de Preços no Varejo, o IPV, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo

Os preços dos produtos vendidos nas padarias subiram 0,60% em outubro (Mario Rodrigues/Veja SP)

Os preços dos produtos vendidos nas padarias subiram 0,60% em outubro (Mario Rodrigues/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 12h45.

São Paulo - Os preços do comércio para o consumidor paulistano voltaram subir em outubro, mas a alta de 0,10%, segundo o Índice de Preços no Varejo (IPV) apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), ficou bem abaixo do 0,31% apurado em setembro. No ano, já considerando outubro, os preços na capital paulista acumulam alta de 2,82%. Nos últimos 12 meses, a elevação é de 4,27%.

O grupo Açougues sofreu um reajuste de 1,37% em outubro, de acordo com o levantamento da Fecomercio. Todos os produtos que fazem parte deste grupo tiveram seus preços ajustados para cima. Os preços das aves subiram, em média, 1,97%; carnes bovinas, 1,29%; e carnes suínas, 0,89%. Mas no ano o segmento tem queda de 6,04%. O excesso de oferta e a redução nas exportações estão por trás desta queda dos preços do grupo Açougues no ano.

Os preços dos produtos vendidos nas padarias subiram 0,60% em outubro. No ano a alta acumulada é de 6,12% e em 12 meses, de 8,07%. O grupo Supermercados teve seus preços elevados em 0,57% em outubro, ante 0,69% em setembro. As maiores altas foram localizadas nos preços de pescados (3,57%), cafés e chás (1,68%) e óleos (1,43%). O setor de Móveis e Decorações teve seus preços aumentados em 0,51% em outubro.

O grupo Veículos registrou redução de preços da ordem de 0,68% em outubro. O segmento também registra deflação de 1,33% no ano e queda de 1,86% no acumulado de 12 meses. Também registrou queda em outubro, de 0,56%, o grupo Vestuário, Tecidos e Calçados.

Acompanhe tudo sobre:ComércioFecomércioInflaçãoPreçosVarejo

Mais de Economia

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte