Economia

Preços de alimentação e bebidas subirão em agosto

Economista destaca queda de 0,29% de veículos novos: "isso deve estar diretamente relacionado ao enfraquecimento do nível de atividade", diz.


	Grupos Transportes e Despesas Pessoais contribuíram para IPCA de apenas 0,01% em julho
 (Getty Images/Getty Images)

Grupos Transportes e Despesas Pessoais contribuíram para IPCA de apenas 0,01% em julho (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 10h51.

São Paulo - A economista e sócia da Tendências Consultoria, Alessandra Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira, 08, ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, que o grupo alimentação e bebidas deverá apagar a contribuição negativa de 0,15% em julho no âmbito do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e voltará a registrar alta em agosto, com previsão de avanço de 0,31%.

Para ela, o indicador oficial de inflação no país deverá não mais apresentar uma alta de 0,25% neste mês, previsto até antes da divulgação do IPCA de julho hoje, mas sim uma alta um pouco maior, ao redor de 0,30%.

"Avaliamos que hotéis apresentariam uma contribuição mais favorável ao IPCA em agosto. Contudo, ela já ocorreu em julho e antecipou essa suavização", afirmou.

Segundo Alessandra, os grupos Transportes e Despesas Pessoais foram bem importantes para o resultado de apenas 0,01% do IPCA em julho, pois foram responsáveis pela retirada de 0,17 ponto porcentual do índice.

Chamou atenção da economista, em especial, a queda de 0,29% de veículos novos. "Isso deve estar diretamente relacionado ao enfraquecimento do nível de atividade", diz.

A economista destacou ainda que a média dos núcleos do IPCA apresentou desaceleração, passando de 0,63% em junho para 0,25% em julho.

"O índice de difusão atingiu no mês passado 58,7%, o menor desde setembro de 2013, quando ficou em 57,8%", acrescenta. Apesar do índice fraco da inflação oficial no mês passado, a Tendências mantém a projeção de alta do IPCA de 6,3% para 2014.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoCarrosEstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoIPCAPreçosPreços de carros novosTendênciasTrigo

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos