Economia

Preços ao produtor sobem 1,4% em janeiro nos EUA

Washington - O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 1,4% em janeiro na comparação com dezembro, informou hoje o Departamento de Trabalho do país. Em dezembro, o indicador havia subido 0,4% ante novembro. A variação inicialmente anunciada para dezembro havia sido de 0,2%.   O núcleo do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Washington - O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 1,4% em janeiro na comparação com dezembro, informou hoje o Departamento de Trabalho do país. Em dezembro, o indicador havia subido 0,4% ante novembro. A variação inicialmente anunciada para dezembro havia sido de 0,2%.

O núcleo do PPI, que exclui alimentos e energia, subiu 0,3% no mês passado ante dezembro, depois de ter ficado estável em dezembro ante novembro. No período de 12 meses encerrado em janeiro, o PPI não ajustado apresentou alta de 4,6%, o maior aumento anual desde outubro de 2008.

Já os preços de energia aumentaram 5,1% em janeiro ante dezembro, depois de terem apresentado alta de 0,7% no mês anterior. Cerca de dois terços dessa alta de janeiro pode ser atribuída ao salto de 11,5% dos preços da gasolina.

Os preços dos alimentos, por sua vez, subiram 0,4% em janeiro, menos que a alta de 1,3% apresentada em dezembro. O aumento de 3,0% do preço da carne foi o principal fator por trás da variação de janeiro.

Os preços das matérias-primas avançaram 9,6% no mês passado ante dezembro, a maior alta desde novembro de 2006. Os preços dos bens intermediários aumentaram 1,7%, o maior ganho desde o registrado em agosto do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)PreçosInflação

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis