Economia

Preços ao produtor na zona do euro sobem mais que o esperado

Eurostat informou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro avançaram 0,3 por cento em agosto sobre o mês anterior

Zona do euro: preços ao produtor indicam mudanças na inflação ao consumidor, porque suas altas em geral são transmitidas ao consumidor (Johannes Simon/Getty Images/Getty Images)

Zona do euro: preços ao produtor indicam mudanças na inflação ao consumidor, porque suas altas em geral são transmitidas ao consumidor (Johannes Simon/Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 08h51.

Bruxelas - Os preços ao produtor na zona do euro subiram mais do que o esperado em agosto, impulsionados pela energia e pelos bens intermediários mais caros, mostraram nesta terça-feira dados da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

A Eurostat informou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro avançaram 0,3 por cento em agosto sobre o mês anterior e 2,5 por cento na base anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam aumentos respectivamente de 0,1 e de 2,3 por cento.

Os preços ao produtor indicam mudanças na inflação ao consumidor, porque suas altas em geral são transmitidas ao consumidor.

O Banco Central Europeu quer manter a inflação ao consumidor abaixo mas perto de 2 por cento no médio prazo e está comprando 60 bilhões de euros em títulos no mercado secundário para injetar mais dinheiro na economia e estimular a alta dos preços. A inflação ao consumidor ficou em 1,5 por cento em agosto e em setembro.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoPreçosZona do Euro

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo