Economia

Preços ao produtor na zona do euro ficam estáveis em abril

Estabilidade marca o quarto mês seguido de enfraquecimento das pressões inflacionárias

O Banco Central Europeu tem algum espaço para reduzir as taxas de juros (AFP)

O Banco Central Europeu tem algum espaço para reduzir as taxas de juros (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2012 às 07h48.

Bruxelas - Os preços ao produtor na zona do euro ficaram inesperadamente estáveis em abril em relação a março, marcando o quarto mês seguido de enfraquecimento das pressões inflacionárias e oferecendo ao Banco Central Europeu (BCE) algum espaço para reduzir as taxas de juros.

Os preços nos portões das fábricas nos 17 países que usam o euro ficaram inalterados em abril, informou o departamento de estatísticas da União Europeia, Eurostat, nesta segunda-feira.

Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento de 0,2 por cento. A inflação dos preços ao produtor em base anual também ficou menor do que o esperado ao registrar 2,6 por cento no mês, ante expectativa de economistas de 2,7 por cento.

Os alto preços do petróleo neste ano limitaram a capacidade do BCE de reduzir a taxa de juros abaixo de nível recorde de 1 por cento, conforme se concentra em conter a inflação ao consumidor.

Mas preocupações de uma desaceleração na economia mundial levaram o petróleo a menos de 100 dólares o barril nos últimos dias. Enquanto apenas 11 de 73 economistas esperam uma redução da taxa de juros na reunião mensal do banco na quinta-feira, investidores estarão atentos a qualquer mudança no tom.

A inflação da energia nas fábricas da zona do euro recuou 0,1 por cento em abril, depois de ter subido com força nos três primeiros meses do ano.

A inflação ao consumidor nos 17 países que usam o euro caiu para 2,4 por cento em maio na comparação anual, ante 2,6 por cento em abril.

Esse foi o menor nível desde fevereiro de 2011, mas ainda acima da meta de médio prazo do BCE de próximo a, mas abaixo de, 2 por cento.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaInflaçãoJurosUnião Europeia

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China