Economia

Preço médio da gasolina sobe e atinge décima semana consecutiva de alta

A gasolina foi comercializada em média por 4,203 reais por litro nos postos de combustível, com avanço semanal de 0,67%, de acordo com a ANP

Gasolina: preço médio teve aumento pela décima semana consecutiva (Sol de Zuasnabar Brebbia/Getty Images)

Gasolina: preço médio teve aumento pela décima semana consecutiva (Sol de Zuasnabar Brebbia/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 1 de agosto de 2020 às 08h50.

Os preços médios da gasolina e do diesel nos postos brasileiros encerraram a semana em alta, marcando o décimo aumento semanal consecutivo, mostraram dados da reguladora ANP nesta sexta-feira, enquanto o etanol teve leve baixa.

A elevação dos valores praticados nas bombas tem acompanhado uma série de aumentos praticados pela Petrobras nas refinarias desde meados de abril, embora a estatal tenha anunciado para a partir desta sexta-feira a primeira redução no período, com corte de 4% na gasolina.

O custo médio para o consumidor final do diesel, combustível mais utilizado no Brasil, encerrou a semana em 3,322 reais por litro, com elevação de 1,28% no período, segundo os números da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A gasolina foi comercializada em média por 4,203 reais por litro nos postos, com avanço semanal de 0,67%, de acordo com a agência.

Com isso, o valor do diesel nas bombas agora acumula queda de 12% frente à primeira semana do ano, enquanto a gasolina tem retração de 7,8% desde então.

O movimento dos preços finais compara-se com uma queda acumulada de cerca de 13,7% para a gasolina e 25% para o diesel nas refinarias da Petrobras ao longo de 2020.

O repasse de reajustes nas refinarias aos postos não é automático e nem obrigatório e depende de uma série de fatores, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de biodiesel.

Já o etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, encerrou a semana vendido em média por 2,741 reais por litro, com queda de 0,18% ante a semana anterior.

No acumulado do ano, os preços do etanol nos postos têm baixa de 13,6%, segundo os dados da ANP.

(Luciano Costa)

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisGasolinaÓleo dieselpostos-de-gasolina

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China