Economia

'Precisamos verificar por que o Brasil tem juros tão altos', diz Alckmin

Alckmin avaliou ser necessário agir para reduzir o custo de capital com desburocratização, digitalização e acordos

Alckmin: "O nosso foco é emprego e renda, e a população poder consumir mais" (Pedro Gontijo/Senado Federal/Flickr)

Alckmin: "O nosso foco é emprego e renda, e a população poder consumir mais" (Pedro Gontijo/Senado Federal/Flickr)

share
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 15h49.

Em meio às críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao patamar atual da Selic, em 13,75% ao ano, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 31, que o governo "quer descobrir" por que o Brasil tem juros tão altos. Segundo ele, um dos objetivos da equipe econômica é reduzir o custo de capital no País.

"Precisamos verificar por que o Brasil tem juros tão altos", afirmou Alckmin, no evento da posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). "O que justificaria? É imposto? É cunha fiscal? É falta de concorrência? Nos Estados Unidos tem 2 mil bancos. É insegurança econômica? Questão fiscal? Insegurança política? Dificuldade de reaver o crédito? Spread alto? O bom pagador paga pelo mal pagador?", questionou.

O presidente da Abras, João Galassi, disse durante o evento que "o varejo está sangrando" com a maior taxa de juros real do mundo.

Alckmin avaliou ser necessário agir para reduzir o custo de capital com desburocratização, digitalização e acordos.

O vice-presidente destacou que o setor de supermercados foi um dos que mais gerou empregos no Brasil durante a pandemia e prometeu apoio do governo à agenda legislativa do segmento, apresentada nesta terça. "Contem conosco para ajudar com agenda legislativa. Temos o desafio comum de estimular o emprego e a renda, uma agenda de competitividade importante para o País, com universalização do ensino infantil, escolas em tempo integral e educação técnica e profissional", afirmou.

Alckmin voltou a dizer que o governo fará uma reforma tributária para simplificar o pagamento de impostos e reduzir os custos de produção. "O nosso foco é emprego e renda, e a população poder consumir mais", completou.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Relator apresentará plano de trabalho da Reforma Tributária à CCJ nesta terça-feira

Arrecadação de setembro é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,61% e chega a R$ 203,1 bi

Batalha global contra a inflação está quase vencida, diz FMI

FMI aumenta projeção de crescimento do Brasil em 2024