Economia

Porto Rico poderá decretar moratória da dívida pública

O Legislativo concedeu uma ferramenta ao presidente para ganhar tempo, enquanto Porto Rico pressiona os EUA para que autorize a reestruturação da grande dívida


	Porto Rico: o Legislativo concedeu uma ferramenta ao presidente para ganhar tempo, enquanto Porto Rico pressiona os EUA para que autorize a reestruturação da grande dívida
 (Wikimedia Commons)

Porto Rico: o Legislativo concedeu uma ferramenta ao presidente para ganhar tempo, enquanto Porto Rico pressiona os EUA para que autorize a reestruturação da grande dívida (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2016 às 10h36.

O Legislativo de Porto Rico aprovou na madrugada de quarta-feira conceder ao governador Alejandro García Padilla poderes especiais para decretar uma moratória unilateral ao pagamento da gigantesca dívida de 70 bilhões de dólares da ilha.

A lei, aprovada na terça-feira no Senado, provocou uma sessão de várias horas na Câmara de Representantes. Agora o texto será enviado ao governador, que deve promulgá-lo nas próximas horas.

A legislação declara uma emergência fiscal e permite ao Banco Governamental de Fomento (BGF, central) decretar uma moratória do pagamento da dívida pública, enquanto negocia com os credores para reorganizar a situação do fiscal do estado livre associado aos Estados Unidos.

Desta maneira, o Legislativo concedeu uma ferramenta a García Padilla para ganhar tempo, enquanto Porto Rico segue pressionando o Congresso dos Estados Unidos para que autorize a reestruturação da grande dívida, que San Juan considera impossível de pagar.

Uma comissão do Congresso americano estuda uma iniciativa para ajudar Porto Rico, em consultas com o Departamento do Tesouro. Mas até o momento, a proposta inclui uma junta federal, o que esbarra na resistência de Porto Rico, que considera a medida um vestígio da época colonial.

A lei de moratória foi votada na Câmara de Representantes com o mínimo necessário de 26 votos, com o apoio da bancada majoritária do governista Partido Popular Democrático (PPD) de García Padilla.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPaíses ricosEstados Unidos (EUA)SenadoDívida públicaDívidas de paísesCongresso

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis