Economia

PMI composto (preliminar) dos EUA sobe a 53,5 em abril, diz S&P Global

A S&P Global destaca ainda, em seu comunicado, que os números mostram "também renovado impulso para a inflação"

 (Bill Pugliano/AFP)

(Bill Pugliano/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de abril de 2023 às 12h08.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos teve alta, de 52,3 em março a 53,5 na preliminar de abril, informou nesta sexta-feira, 21, a S&P Global, na máxima em 11 meses.

Apena na indústria americana, o PMI avançou de 49,2 em março a 50,4 na prévia de abril, quando analistas ouvidos pelo Wall Street Journal projetavam queda a 49,0. O PMI industrial dos EUA atingiu máxima em seis meses e superou a marca de 50, que separa contração da expansão nessa pesquisa.

Já o PMI de serviços dos EUA subiu de 52,6 em março a 53,7 em abril, maior nível em 12 meses nesta leitura preliminar, ante previsão de 52,0 dos analistas.

A S&P Global destaca ainda, em seu comunicado, que os números mostram "também renovado impulso para a inflação". A agência aponta que os dados de abril indicam um ganho de fôlego nas taxas de custos de insumos e na inflação ligada à produção. Houve altas em despesas operacionais em ritmo "historicamente elevado", com avanços em preços de fornecedores, adverte a S&P Global.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Economia

‘Se você pretende ser ‘miss simpatia’, seu lugar não é o Banco Central’, diz Galípolo

Rui Costa fala em dialogar com o mercado após dólar disparar: 'O que se cobrava foi 100% atendido'

Lula chama corte gastos de 'medida extraordinária': 'Temos que cumprir o arcabouço fiscal'