Economia

PMI composto da UE sobe a 56,9 em maio, maior nível em mais de três anos

Com mais empresas reabrindo, PMI Composto preliminar da zona do euro chegou a 53,8

PMI composto atingiu o nível mais alto desde fevereiro de 2018 e ficou acima da marca de 50 que separa crescimento de contração (Yves Herman/Reuters)

PMI composto atingiu o nível mais alto desde fevereiro de 2018 e ficou acima da marca de 50 que separa crescimento de contração (Yves Herman/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de maio de 2021 às 08h01.

Última atualização em 21 de maio de 2021 às 08h02.

O crescimento empresarial da zona do euro acelerou em maio no ritmo mais forte em mais de três anos, uma vez que o ressurgimento do setor de serviços somou-se ao ímpeto da indústria, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Com mais empresas reabrindo --ou ao menos se adaptando aos lockdowns --o PMI Composto preliminar do IHS Markit subiu a 56,9 de 53,8 em abril.

Esse foi o nível mais alto desde fevereiro de 2018 e ficou confortavelmente acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e da expectativa de 55,1 em pesquisa da Reuters.

"As medidas de contenção do vírus foram aliviadas em maio para o menor nível desde outubro, facilitando a melhora especialmente no setor de serviços, que foi acompanhada de outra expansão quase recorde da indústria", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

O PMI preliminar de serviços subiu a 55,1 de 50,5 em abril e contra expectativa de 52,3, na sua máxima desde junho de 2018.

As empresas de serviços se beneficiaram da demanda reprimida, com o subíndice de novos negócios saltando a 56,7 de 49,7, patamar mais elevado desde janeiro de 2018.

O setor industrial enfrentou a pandemia de forma muito melhor do que o de serviços já que as fábricas permaneceram abertas. Seu PMI caiu a 62,8 ante a máxima recorde de abril de 62,9, mas acima da expectativa de 62,5.

Acompanhe tudo sobre:PMI – Purchasing Managers’ IndexUnião Europeia

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs