Economia

Plantio de soja avança no Brasil com condições climáticas

Boas condições climáticas favorecem o desenvolvimento das lavouras


	Soja: regiões mais adiantadas são Mato Grosso do Sul, com 100 por cento do trabalho concluído, e Mato Grosso, com 91 por cento da área plantada
 (SAULO MAZZONI)

Soja: regiões mais adiantadas são Mato Grosso do Sul, com 100 por cento do trabalho concluído, e Mato Grosso, com 91 por cento da área plantada (SAULO MAZZONI)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 10h29.

São Paulo - O plantio de soja avançou na última semana no Brasil, e já alcança 69 por cento da área planejada, com boas condições climáticas favorecendo o desenvolvimento das lavouras, disseram órgãos especializados nesta segunda-feira.

Segundo levantamento da consultoria AgRural, o plantio avançou 10 pontos percentuais no país na última semana, ante os 59 por cento registrados até 8 de novembro. Na mesma época de 2012, o plantio havia atingido 67 por cento da área.

As regiões mais adiantadas são Mato Grosso do Sul, com 100 por cento do trabalho concluído, e Mato Grosso --maior Estado produtor--, com 91 por cento da área plantada.

Na região norte de Mato Grosso, por exemplo, 99 por cento da área está plantada e as chuvas "vêm caindo na medida para o desenvolvimento das lavouras", parte delas já em floração, disse a AgRural, em relatório semanal.

Em Mato Grosso do Sul, o plantio foi finalizado nesta semana, mas algumas áreas do Estado não registram precipitações há 15 dias.

A preocupação com a escassez hídrica, no entanto, não deve se manter porque há previsão de chuvas para os próximos dias.

"A semana começa com uma frente fria sobre o Sudeste, organizando chuvas isoladas no Brasil central", disse a Somar Meteorologia, em boletim diário, acrescentando que até a quinta-feira, uma nova frente fria avança lentamente pelo Sul, levando chuva para todas as regiões produtoras.

No Paraná, segundo principal Estado produtor de soja, o plantio já alcançou 84 por cento da área estimada, segundo a AgRural, avanço de 12 pontos percentuais em uma semana.

"As precipitações, embora abaixo do necessário para normalizar as condições de umidade do solo, permitem melhores condições de germinação e desenvolvimento inicial das lavouras de soja e milho. O plantio da soja está praticamente finalizado, devendo estar concluído no decorrer da semana", disse Adriano Nunomura, funcionário da Secretaria de Agricultura do Paraná em Apucarana, na região norte do Estado.

O Rio Grande do Sul, outro líder da produção de soja no Brasil, foi atingido por chuvas pesadas nesta semana, ressaltou a AgRural. "Por isso, as máquinas tiveram que parar por dois dias em algumas localidades", disse a consultoria.

Mesmo assim, o plantio das lavouras gaúchas avançou 17 por cento para 33 por cento da área, na última semana.

Se o clima for favorável ao longo de todo o desenvolvimento da safra e não houver prejuízos com pragas e doenças, o Brasil pode colher até 90,2 milhões de toneladas nesta safra 2013/14, superando o recorde de 2012/13, de 81,5 milhões de toneladas, segundo estimativas oficiais do governo brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaClimaCommoditiesSojaTrigo

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto