Economia

Plano tributário de Trump irá propor cortes de alíquotas

Discutido por meses entre assessores de Trump e republicanos no Congresso, o plano será apresentado em um evento em Indianápolis

Donald Trump: plano de reforma tributária também deve dobrar a dedução padrão para todos os contribuintes (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump: plano de reforma tributária também deve dobrar a dedução padrão para todos os contribuintes (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 08h40.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedirá nesta quarta-feira a redução de impostos para empresas e para os mais ricos como parte de um novo plano tributário que deve oferecer poucos detalhes sobre como compensar os cortes sem ampliar o déficit federal.

Discutido por meses entre assessores de Trump e republicanos no Congresso, o plano será apresentado em um evento em Indianápolis e deve propor o corte de 20 por cento no imposto corporativo e reduzir de 39,6 por cento para 35 por cento a alíquota de impostopara a faixa mais alta de renda de pessoa física.

O plano também deve dobrar a dedução padrão para todos os contribuintes.

"É preciso analisar o plano como um todo. Ele dobra a dedução padrão, então no fim das conta, mesmo as alíquotas mais baixas têm uma redução tributária", disse o republicano Jim Renacci.

Os republicanos dirão que os cortes tributários, que foram vazados para a imprensa por uma série de fontes nos últimos dias, serão compensados por novas receitas levantadas com a eliminação de brechas tributárias, embora a expectativa é de que não sejam mencionadas no plano.

Os republicanos também devem projetar que os cortes tributários de Trump, se aprovados pelo Congresso, levarão a um crescimento econômico mais robusto nos EUA, previsões que os críticos certamente irão questionar.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ImpostosPartido Republicano (EUA)

Mais de Economia

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, é o entrevistado da EXAME nesta quinta

Inflação na Argentina se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês consecutivo em julho

Linha de R$ 30 bi por tarifaço: taxa de juros, prazos e condições serão definidas na semana que vem

Governo quer retirar R$ 9,5 bilhões do plano de contingência a tarifaço da meta fiscal de 2025