Economia

Pizza ameaçada? Itália contesta tarifas de 30% sobre exportações de queijo para os EUA

Produtores relatam que a cobrança em duplicidade pode afetar até um terço das exportações de queijos duros italianos para os Estados Unidos

 (Flickr/Marcelo Costa/Wikimedia Commons)

(Flickr/Marcelo Costa/Wikimedia Commons)

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 05h10.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália contestou a aplicação de tarifas de 30% sobre remessas de queijos como Parmigiano Reggiano e Grana Padano em portos dos Estados Unidos, incluindo Nova York e Nova Jersey.

Segundo Roma, essa cobrança contraria a Declaração Conjunta UE-EUA firmada no final de julho, que previa tarifa única de 15% para a maioria dos produtos europeus. O novo acordo comercial entrou em vigor em 7 de agosto.

De acordo com o jornal Financial Times, o ministro Antonio Tajani afirmou que usará todos os instrumentos diplomáticos para proteger a indústria italiana e pediu garantias de que os termos do acordo serão implementados corretamente.

Em nota, Roma disse buscar "garantias quanto à correta implementação do acordo tarifário UE-EUA para proteger as exportações italianas",

"Algumas autoridades alfandegárias americanas teriam imposto uma tarifa mais alta do que a acordada na Declaração Conjunta UE-EUA para a importação de produtos italianos, como Grana Padano e Parmigiano Reggiano", acrescentou o documento.

Impacto no setor de laticínios

A Itália exporta cerca de US$ 500 milhões por ano em queijos para os Estados Unidos, o que equivale a 40 mil toneladas anuais. Produtores afirmaram que a cobrança em duplicidade pode comprometer até um terço das exportações de queijos duros italianos para o mercado norte-americano, segundo o FT.

Nicola Bertinelli, presidente do Consórcio Parmigiano Reggiano, acredita que o problema decorre de confusão entre regimes tarifários distintos, já que parte do produto antes era taxada por peso e não por percentual.

O executivo avaliou ao FT que a complexidade das novas regras pode ter levado a erros operacionais por parte da alfândega.

 

Acompanhe tudo sobre:TarifasEstados Unidos (EUA)ItáliaQueijos

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis