Economia

PIB revisado dos;EUA aponta para crescimento anual de 3,9%

No Brasil, taxa com ajuste sazonal e anualizada a partir do desempenho em mesmo período é de 4,1%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h48.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu entre julho e setembro à taxa anualizada de 3,9%. O desempenho foi melhor do que o estimado inicialmente, de 3,7%.

A revisão para cima decorre de novos números sobre os gastos de consumidores (+5,1%) e empresas (+12,9%). As exportações americanas entre julho e setembro cresceram 6,3%, enquanto as importações avançaram 6%, o que também influenciou positivamente na revisão. As projeções de mercado apontavam para 5,1% de crescimento das exportações e 7,7% para as importações. O índice de preços ao consumidor americano marcou 1,1%, ante 3,1% do segundo trimestre.

A evolução anualizada do PIB brasileiro no terceiro trimestre é superior. Segundo Rogério Mori, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o produto brasileiro livre de fatores sazonais aponta para crescimento de 4,06% em quatro trimestres.

Outros indicadores

De acordo com o americano The Wall Street Journal desta terça-feira (30/11), o Departamento de Comércio americano também indicou, além do resultado revisado, que os lucros corporativos nos Estados Unidos estão em queda, e a inflação está controlada.

O relatório indica que o recuo nos lucros depois de impostos das empresas durante o período foi de 2%, para 885 bilhões de dólares, e segue resultado também negativo no segundo trimestre (-0,7%). Mas comparando o terceiro trimestre com mesmo período do ano passado, houve avanço nos ganhos de 8,1%. O PIB americano cresceu 4,5% no primeiro trimestre e 3,3% no segundo. Em todo o ano de 2003, avançou 3%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

As duas áreas com maior oportunidade de disrupção no Brasil, segundo fundadores dos maiores VCs

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias