Economia

PIB paulista supera nacional e cresce 0,6% no primeiro tri

O resultado é superior à variação de 0,2% do PIB nacional apurada pelo IBGE

Informação é da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, o Seade (Pedro Zambarda/EXAME.com)

Informação é da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, o Seade (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 13h18.

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano ante o último trimestre de 2011, informou nesta quarta-feira a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O resultado é superior à variação de 0,2% do PIB nacional apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na mesma base de comparação. Em relação ao primeiro trimestre de 2011, a alta do PIB paulista foi de 1,5%.

De acordo com a instituição, a evolução do PIB paulista na comparação com o quarto trimestre de 2011 está relacionada ao aumento de 0,4% do Valor Adicionado a preços básicos (VApb), que foi puxado pela alta de 1,1% da indústria e 0,3% dos serviços. O setor da agropecuária registrou queda de 3,4%.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o valor adicionado mostrou avanço de 1,6%, resultado de uma alta de 2,3% na agropecuária e 3,6% nos serviços. A indústria apresentou queda de 3,8%.

Em relação ao acumulado nos últimos quatro trimestres ante os quatro imediatamente anteriores, o PIB estadual cresceu 2,3%. O valor adicionado subiu 2,4%, impulsionado pelo crescimento de 3,6% do setor de serviços e 2,6% da agropecuária. Na indústria, houve retração de 0,8%.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilIndicadores econômicosMetrópoles globaisPIBsao-paulo

Mais de Economia

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados