Economia

PIB dos EUA subiu 1,4% no segundo semestre

A revisão em alta dos dados do Departamento de Comércio se deve a uma queda menor que o esperado dos investimentos de capital e a maior força das exportações


	Dólares: no primeiro trimestre, a economia americana cresceu pouco menos de 1% (0,8%)
 (Andrew Harrer/Bloomberg/Bloomberg)

Dólares: no primeiro trimestre, a economia americana cresceu pouco menos de 1% (0,8%) (Andrew Harrer/Bloomberg/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2016 às 11h06.

Washington - O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos entre os meses de abril e junho subiu 1,4% (taxa anualizada), três décimos acima da estimativa anterior, segundo os dados definitivos do período divulgados pelo governo americano nesta quinta-feira.

A revisão em alta dos dados do Departamento de Comércio se deve a uma queda menor que o esperado dos investimentos de capital e a uma maior força das exportações, além da permanência do dado positivo de consumo interno.

No primeiro trimestre, a economia americana cresceu pouco menos de 1% (0,8%), e contribuiu para o crescimento no primeiro semestre de 2016.

O investimento em equipamentos por parte das empresas caiu 2,1% em vez dos esperados 8,4%, e o investimento fixo de capital aumentou 1% - o previsto na última revisão, em agosto, era uma queda de 0,9%.

As exportações aumentaram 1,8%, seis décimos acima do previsto, e as importações se mantiveram no patamar esperado, uma alta de 0,2%. Além disso, o consumo das famílias continuou com alta acima de 4% nesta revisão.

Os analistas esperam que o terceiro trimestre mostre uma melhora ainda maior da economia americana, com um crescimento entre 2% e 3%, algo que, complementado com uma baixa taxa de desemprego, pode justificar uma nova alta das taxas de juros, que desde dezembro do ano passado estão entre 0,25% e 0,5%. 

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEstados Unidos (EUA)ExportaçõesIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'